A natureza delicia-se na comida mais simples. Todos os animais, exceto o homem, comem um só prato. (Joseph Addison)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A descoberta gastronomica nos casarões de São José


Vim morar em São José em abril de 2010. Eu, sinceramente, até esse ano não conhecia a cidade, alem da loja Milium, que vim seguidamente fazer compras para o restaurante de Garopaba, acho que nunca dei uma volta ao redor e nem fazia idéia do que a cidade 'escondia'. Ao me mudar, como é de praxe, fui dar uma volta pela redondeza e me deparei com uma praça, do lado de casa, totalmente fora de época... cheia de casas e construções de 1890 e começo de 1900, fiquei encantada, sou apaixonada por essa época ! Ao nos mudarmos, eu e o Jonas resolvemos sair um domingo a pé para descobrir lugares e tirar fotos do centro histórico, afinal a pé é possível ver melhor os  detalhes das construções. Na região, nessa época só havia um restaurante, 'Du Gandolfo', que tinha uma propaganda no minimo curiosa: 'melhor custo / beneficio da cidade'... o qual fomos prontamente conhecer !!!
vista do portao de uma casa.... Fiquei impressionada com a qualidade tanto do atendimento, quanto da apresentação e montagem da mesa, sem dizer do prato que escolhemos, muuuuito bom (nem vou me ater a qual prato escolher, escolha o que lhe agradar, com certeza vai gostar) ! Conversando com a moça que nos atendeu descobrimos que o restaurante era dela e de seu filho e que apenas os dois trabalhavam ali e ainda que eram eles que fabricavam as massas e mais... saladas e temperos vinham direto da horta da casa, sensacional !!!! 
Durante o decorrer do ano vi que muitas coisas estavam acontecendo na região, coisas boas e ruins. A região central e a Praia Comprida (bairro) são os locais onde mais construções antigas se localizam e nos tempos de hoje existe um certo duplo intereresse nessas casas, fazer um comércio num casarão de época é algo glamuroso... além de muito dispendioso... e a demolição propriamente dita que rende a venda dos materiais e mais o terreno, uma pena, mas, pior do que isso foi assistir num lindo domingo de sol... sem poder fazer nada, só constatar, a derrubada ao lado de minha casa de um casarão histórico e tombado, usado como depósito de mercadorias com destino ao mercado público na época que não existiam as pontes entre ilha e continente... e demolido para dar lugar a um... estacionamento do clube maré alta.... e todos os tijolos desse casarão foram usados para nivelar o terreno...  É triste viver numa cidade que não valoriza sua história, pensei enquanto escutava a máquina derrubar parede por parede....
casarao tombado pelo patrimonio e demolido pelo clube maré altaNessa mesma época ja havia movimentação na casa onde atualmente funciona o 'Café da Corte', obra que começou de dentro pra fora, mas diariamente eu passava por ali preocupada, porém nitidamente dali sairia algo novo, requintado, renovado ! E com certa ironia pensei, tao bom saber que pessoas valorizam a história... Acredito que esses dois fatos tão ímpares e tão opostos mostraram que o centro histórico tem valor e despertou a idéia de poder criar um roteiro gastronomico por ali em algumas pessoas, muito bem pensado, se eu tivesse essa coragem de novo, investir num casarão de época como já fiz em 1996 do lado do shopping Beira mar... quando aluguei e reformei uma casa dessas para montar a 'Graphite' em Floripa... só quem 'mexe com isso' sabe quanto se gasta... O foco do 'Café da Corte' é ter um lugar tranquilo dentro da cidade onde você possa relaxar, ouvir uma boa música, tomar um café ou dependendo do horário uma feijoada com samba ou ainda vários petiscos a noite, sempre "regado" a boa música, nao vejo nenhum toque esplendoroso no cardápio... mas o lugar e a vista sao impagáveis ! Enfim, em 2011 com o 'Café da Corte' já com seu público construido se deu inicio a mais empreitadas na região ! 
casarao antes da reforma e agora ocupado pelo Café da CorteUm pouco mais abaixo, na mesma rua começou outra reforma, logo que vi já pensei, mais um apaixonado pela gastronomia cometendo uma loucura maravilhosa !!! Porque é assim que tem que ser visto uma pessoa que ama cozinhar e que por ter esse amor aluga um imóvel de época, gasta muito dinheiro para poder deixar aquele lugar antigo, velho, sem cuidados, num lugar limpo, requintando, condizente a um restaurante ! Abriria ali o bistrot 'Joy Joy' da  Joyce. Amantes do bom serviço em restaurantes, como eu,  sabem que ali podem desfrutar de um serviço completo do inicio ao fim, coisa extinta atualmente em restaurantes, onde você vivência o atendimento de requinte e no meu ponto de vista é o forte da casa e não o menú, apesar de constarem só pratos requintados, vale a vistia para conhecer e vivenciar  ! Tema até de aula o exemplo de serviço !! 
Casarao que fica na subida atras do hospital psiquiatrico, tem vista do mar
Entre um e outro, do outro lado da rua, na esquina, ficava o antigo cinema do bairro, há 1 ano e pouco começou uma grande reforma ali também. No inicio não dava pra saber se seria novamente um cinema ou outro restaurante na região. Atualmente (07/2012) é nitido que dali sairá mais um local para os apaixonados em gastronomia, pelo visto algo tipo um dinner americano, me privo da curiosidade de ir perguntar aos vizinhos, quero ser surpreendida !!!
Um pouco além da praça, no bairro da Ponta de Baixo, há um lugar  que não posso deixar de fora, e na cidade dos cachorros quentes... o melhor cachorro quente da cidade, o cachorro quente do Paulo que óbviamente esta localizado também numa dessas construções de 1900. Local simples, sem requinte, mas com muito calor humano e um maravilhoso cachorro quente com nome e sobrenome... excelente qualidade de ingredientes, queijo muzzarella sempre fresco, soltinho e com uma maiosnese caseira de dar inveja !
casarao antes da reforma no 1º de Junho, ocupado agora pelo Domum barDurante esse último verão percebi também movimentações num antigo casarão que estava abandonado no clube 1º de Junho... alias clube muito mal cuidado, uma pena, tem até uma piscina olimpica descoberta e vazia ha anos, um grande problema para tempos de dengue... Bom, esse casarão sempre me remeteu a bailes, festas, eventos, sempre comentei com o Jonas que se eu, de novo, tivesse coragem alugaria ali pra reformar e abrir um local de eventos ! E não é que alguem teve essa coragem ? Precisa ter muita $$$, risos !! O Domum bar abriu não faz 1 mes, mas com uma proposta bem diferente da maioria que estão abrindo por ai, casa de show e petiscos, porem não se limitou a um tipo de estilo, vai do rock ao sertanejo, movimentando assim vários estilos de pessoas e faixas etárias, num dia de rock com 'os chefes' no comando do palco traz como público pessoas das mais diversas idades e consequentemente de diversos níveis economicos, muito bom, deixando apenas a desejar seu precário menu de petiscos, nada que não seja reversível, só dar uma mexida no cardápio, com amor é claro ! (e no que eu puder ajudar... também gostaria de enfatizar que mudar o palco para o centro, onde esta o bar seria uma boa)
Mas essa região é rica em história... é rica em beleza...que não me canso de elogiar !! E agora 'regada' a ótimas opções e comidas maravilhosas !
*Todas as fotos publicadas aqui foram tiradas por mim e em 2010, com exceção da foto do casarão demolido.
Jackie Schwartz
casarao tombado, localizado antes da praça, quase no meio da rua









casarao totalmente restaurado, fica ao lado do hospital psiquiátrico, na esquinacasa da dona Pinda, acredito q seja a pessoa mais conhecida do bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário