A natureza delicia-se na comida mais simples. Todos os animais, exceto o homem, comem um só prato. (Joseph Addison)

domingo, 8 de julho de 2012

Gastronomia nao se resume a cozinhar !


Tenho pensado mto em 'como' cheguei aqui... em porq tenho dedicado tempo a gastronomia, porq tenho estudado, tenho ido à aula, feito milhares de pesquisas na net... afinal sao 23 anos ! Acho q ainda nao descobri a resposta mas tenho descoberto tantas coisas novas relacionadas ao tema... Dia desses achei uma foto, era de uma paisagem, porem feita com comida, fantástica, postei ela no meu facebook o q acabou gerando discórdia com um vegetariano, desacreditei... Comecei a refletir sobre isso... Lembrei o qto gosto de fotografia, q arte maravilhosa, colocar o olho e o coraçao na mesma direçao nao é tao simples... acho q é um dom e algumas vezes mta sorte !! 

A gastronomia nao se resume a cozinhar... existem várias áreas a serem exploradas, e essa imensa gama de variedades me encanta ! Alguem envolvido na área pode escolher entre ser um chef, maitre, gerente, dono de restaurante, cliente oculto, consultor, empregada/cozinheira, poeta, admirador, cliente, escritor, blogueiro, fotógrafo, professores (tenho ótimos exemplos no IF-SC), funçoes é q nao faltarao, afinal todos estao envolvidos com o 'comer', vc pode até ser um X9, um cliente oculto, claro q teria q ter embasamentos para tal !  
Todos podem ter várias paixoes nessa vida e nao necesariamente uma a cada momento da vida, uma pessoa pode ser um ser um advogado e ser um gastronomo, ou ainda ser um cozinheiro e ter seu programa de culinária, parece óbvio, mas nao é, a TV esta cheia de pessoas com programas de cozinha e com pessoas totalmente despreparadas para isso ou q nao temo minimo carisma ou ainda nao sabem explicar nada: nao tem paixao !!! Aaaaah, paixao, para  qquer coisa q fazemos tem q ter paixao, aquele brilho no olhar, entendem ? 
Falando em TV, houve um boom nos programas sobre o tema nos últimos anos, pessoas diferentes, paixoes diferentes...  poucos sao capazes de  transmitir amor, paixao, entendimento ao telespectador. Tinha um programa mesmo q era o 'terror', o cidadao gritava: super simples e jogava tudo na panela... Poucos atualmente sao como Jamie Oliver, claro mtos nao gostam dele, mas há como agradar a todos ? E o Gordon Ramsay ? Tinha aquele programa maluco 'Hell's Kitchen' q eu particularmente achava bem interessante, só quem já trabalhou em uma cozinha pode entender...  Depois começou aquele outro de transformar um restaurtante prestes a falir em algo q dê certo, clássico trabalho de X9 e consultoria,,, (amo isso) tem q saber mto pra fazer isso ! Agora ele anda por ai, pelo mundo conhecendo novos sabores, Jamie já fez... e entre outros bons exemplos temos Chuck Hughes e a Naigella, todos barbáros !
Fazer pesquisas sobre o assunto me fez conhecer o trabalho de Carl Warner, um artista fantástico, um fotógrafo com uma visao sobre a comida totalmente pura, um olhar com segundas intençoes ! Ele colocou no papel aquilo q nao conseguimos mais enxergar... magia, amor, pureza, ingenuidade ! 
Mtas pessoas me questionam o q gosto de fazer, outros tem certeza q 'meu lance' é cozinhar... eu amo gastronomia, amo a cozinha, as panelas,  mas com toda a certeza do mundo posso enumerar minhas preferências deste vasto mundo, gosto de comer, gosto de serviços em restaurante (atendimento), gosto de avaliar 'o todo' o restaurante em si, o conjunto, encontrar as falhas e saber como resolver e por último preparar, cozinhar ! Enfim, gastronomia envolve grandes amores e essas fotos nao mentem, tem amor, poesia, pureza,  comida.... !  Se alguem consegue apresentar fotos desse tipo... é possível preparar maravilhas, é possível  encontrar -ainda- pessoas q tenham amor em atender, receber, servir... porq no final...tudo q é feito com amor  tem brilho !

Nenhum comentário:

Postar um comentário