A natureza delicia-se na comida mais simples. Todos os animais, exceto o homem, comem um só prato. (Joseph Addison)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Beleza se põe à mesa !



Além de impactar o cliente com aromas e sabores, uma boa casa deve impactar também pelo visual. Desde a decoração do ambiente, da estética dos pratos, passando pelo cardápio até a apresentação dos atendentes.

A decoração de um restaurante vai além do conforto: ela influencia diretamente no humor e no apetite do cliente. Cores fortes cansam a vista muito rápido, mta luz tira a privacidade, com pouca luz ninguém enxerga o prato. Cadeiras muito confortáveis acomodam o cliente por mais tempo, televisores de LCD’s para a transmissão de eventos esportivos são peças de decoração clean e despojadas, atraem clientes em dias de baixo movimento (domingos e quartas-feiras) mas fazem com que o giro e o ticket médio das mesas diminua muito. Não ocupam espaço e não gastam energia, no entanto podem desviar a atenção dos garçons. Todo cuidado é necessário na hora de pensar sobre a decoração, e pra isso ninguém melhor que os arquitetos, porem arquitetos especializados em restaurantes, que tenham a clara visão do funcionamento do mesmo.

O cardápio, depois dos garçons, é o contato mais importante que o restaurante faz com o seu cliente e, por isso, deve transmitir o conceito da casa, ser limpo, agradável de ler e não mto objetivo, deve brincar com o imaginário do cliente. Fotos não são necessárias. Se for usá-las, use o serviço de um fotógrafo profissional, como as imagens do Mc Donald’s. Fotos amadoras em vez de abrir nosso apetite, causam enjoo e menosprezam os pratos.

Disfarce os preços. A maioria dos restaurantes coloca todos os preços alinhados à direita, um abaixo do outro. Se todos eles estão alinhados, podemos facilmente comparar e certamente escolheremos os pratos mais baratos. É melhor ter os preços e os cifrões colocados discretamente no final da descrição de cada produto. Faça o cliente folhear, passear pelo cardápio.

Da mesma forma os itens mais comuns, e também mais pedidos, como hamburgers, sanduíches e fritas, devem estar escondidos no cardápio. Não devem ter acesso fácil. Escondendo-os, o cliente é obrigado a ver outros produtos, o q aumenta a sua chance de gastar mais e não optar pelo de sempre, clientes antigos ou habitues tendem a sempre pedir a mesma coisa.

O nome do prato é a parte mais importante para vendê-lo a quem não o conhece. Um cliente não vai experimentar um prato novo por causa do preço. O nome precisa ser criativo, criar interesse, despertar a curiosidade. O q vc acha melhor? Ovos mexidos ou ovos mexidos na manteiga fresca ? Pense em sabores e gostos, palavras como crocante e picante dão ao cliente uma melhor idéia do q está por vir. Longas descrições devem ser reservadas apenas para os pratos mais rentáveis. Assim, o cardápio não fica cansativo.

O prato. Existe um ditado japonês q diz: Não enfeitar a comida com cores é como sair de casa sem roupas?. Escolher alimentos coloridos, além de tornar a comida mais saudável, a torna mais atraente. Um prato visualmente bonito, ou seja, com alimentos de diferentes colorações e bem dispostos, parece sempre mais gostoso do que um prato sem cor e bagunçado. Isso acontece porque a estética dos alimentos também influencia na hora de comer. A beleza dos alimentos pode estar na própria embalagem. Biscoitos, doces, salgadinhos, balas e chocolates têm, em sua maioria, embalagens de cores fortes, desenhos estampados e são, portanto, visualmente mais chamativas que as embalagens de pipoca, lentilha ou que um pé de rúcula.
Jackie Schwartz

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