A natureza delicia-se na comida mais simples. Todos os animais, exceto o homem, comem um só prato. (Joseph Addison)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Paladar e olfato, dois sentidos que se relacionam !


Qdo um prato vem à mesa bem montado, com cores vivas, com um cheiro bom e com um gosto bom, é fato: vamos gostar dele e mais importante, nos lembraremos dele.

Esta é a principal função do aroma: ativar a nossa memória.

Por que o perfume de um protetor solar nos lembra férias ? Por que o cheiro da fumaça da lenha queimada lembra uma imagem de inverno em família ? Até há pouco tempo, ninguém parava para pensar nessas perguntas e as empresas não tinham se dado conta do efeito q um aroma agradável produz ou estimula em nossos sentidos.

O nariz partilha o canal do ar (faringe) com a boca. É por isso que saboreamos e cheiramos a comida ao mesmo tempo. Somente o salgado, o doce, o ácido e o azedo são sabores puros. Os outros são combinações de sabor e odor. O aroma influencia o sabor. O aroma da comida é tão importante qto o seu sabor. Mtas vezes, só conseguimos saborear algo se a percepção dos aromas está intacta por isso durante um resfriado a comida fica sem gosto.

O Cinemark estoura a pipoca qdo as filas estão enormes, assim o aroma da manteiga invade os corredores e deixa qlquer um com água na boca. O cheiro da comida ajuda a preparar a digestão: ele tem essa capacidade de marcar nossa lembrança, mas é ainda melhor se for usado para movimentar nosso impulso. Uma dica é ‘desfilar’ discretamente pelo salão com a bandeja, ao servir um prato mto cheiroso. Certamente vai aguçar os sentidos de algum cliente e sua curiosidade para experimentá-lo.

Mto do que comumente chamamos de gosto dos alimentos é na verdade, resultado do olfato, pois, a comida, ao ser mastigada, libera certos odores q se espalham pelo nariz. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos q são ingeridos. Por isso, quando comemos demais, o cheiro da comida faz com q nos sintamos mal e nauseados.

Jackie Schwartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário